Quem trabalha com transportes sabe que todo tipo de carga exige cuidados e atenção específicos. Porém, quando se trata de medicamentos, além dos detalhes, existem várias regras que devem ser seguidas!
Os textos de lei mais importantes sobre o tema são relacionados a autorização de funcionamento no transporte de medicamentos, pagamento de taxas, documentação e autorização especial.
Vamos deixar os links para você: Resolução nº 329/99 e Portaria 1052/98.
Agora, vamos listar outras boas práticas e regras:
Farmacêutico na equipe:
A Anvisa exige que a transportadora que vá realizar o transporte de medicamentos tenha um farmacêutico (inscrito regularmente no Conselho Regional de Farmácia) na equipe para:
Meios de transporte adequados:
Os medicamentos e produtos farmacêuticos devem ser transportados de acordo com suas necessidades. Por exemplo, para viagens longas o baú refrigerado se faz necessário para manter baixas temperaturas, enquanto caixas térmicas podem servir para viagens curtas.
Cuidados com estoque:
Claro que esse cuidado vale para todo o tipo de carga, mas quando falamos de medicamentos, essa atenção deve ser redobrada!
É necessário que haja espaço físico para estoque de acordo com a necessidade dos medicamentos, já que alguns precisam ficar estocados em temperaturas frias, enquanto outros em temperaturas mais altas. Aqui também é importante a presença do farmacêutico para avaliar as necessidades.
TECNOLOGIA
A TransSat está preparada para te ajudar na parte de sistemas para transporte de medicamentos!
Nossa equipe está pronta para te oferecer suporte e soluções, como: