PIB DE TRANSPORTES APONTA CRESCIMENTO DE 11,4% EM 2021
A economia do Brasil (e de grande parte do mundo) está passando por momentos de recessão. Um dos grandes motivos disso é a pandemia de Covid-19 que trouxe severas restrições econômicas e comerciais para todos.
Porém, o setor de transporte, armazenagem e correio foi um dos destaques na divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 04 de março de 2022, segundo levantamento da CNT (Confederação Nacional do Transporte).
Ainda segundo o levantamento, o setor cresceu 11,4% em 2021 e foi um dos fatores que puxaram o PIB brasileiro para cima.
Porém, o estudo da CNT ressalta que o crescimento em 2021 deve ser analisado com cautela, pois o setor sofreu grande queda em 2020, durante o período mais restrito da pandemia.
O estudo também avalia que “quando avaliado em uma perspectiva mais ampla, percebe-se que há uma recuperação dos efeitos da pandemia, porém o PIB para o transporte ainda não recuperou por completo os níveis observados no período pré-recessão de 2015-2016”.
No início do ano, a perspectiva era de crescimento também em 2022. Porém, é importante lembrar que a subida ou descida do setor de transportes costuma seguir a tendência da economia e PIB geral do país.