Como qualquer tipo de máquina, os caminhões precisam de manutenção de vez em quando. Porém, como diz o ditado: É melhor prevenir do que remediar.
As manutenções preventivas podem evitar dores de cabeça para você. Por isso, separamos alguns pontos em que vale a pena você prestar atenção:
- Pneus
Essa parece óbvia, mas é muito importante lembrar: não rode com pneus gastos, isso traz riscos desnecessários. O lado bom é que é os problemas podem ser identificados só de conferir visualmente os pneus.
- Paletas do limpador de para-brisa
Outra verificação que é muito importante, e que também pode ser feita visualmente. As paletas são fundamentais, visto que motoristas de caminhão sempre enfrentam chuvas nas estradas. Usar uma paleta desgastada ou quebrada pode trazer grandes riscos de prejudicar a visibilidade do caminhoneiro.
- Óleo
Nunca é demais lembrar que o óleo do motor deve ser constantemente checado. Afinal, quando seu nível está caindo muito, ou sua aparência esteja “suja” isso pode indicar problemas graves no motor.
- Filtros
Veículos possuem vários filtros, mas os principais que devem ser mais conferidos preventivamente são os filtros de óleo, combustível e ar do motor. Os fabricantes indicam os períodos de troca, mas também podem ser trocados caso aparentem estar sujos ou desgastados. Por isso é tão importante sempre serem conferidos.
- Luzes
É muito comum a incidência de lâmpadas queimadas, o que além de gerar multa, prejudica muito a visão dos motoristas. É sempre importante conferir se as lâmpadas estão funcionando corretamente, e fazer a substituição quando necessário
Nesse artigo separamos 5 pontos que são de fácil constatação visual e não requerem conhecimentos técnicos para serem avaliados.
É claro que existem outros pontos que necessitam de atenção, como freios, suspensão e muito mais.
Não se esqueça de que a prevenção é, muitas vezes, o melhor remédio. Cuide bem do seu patrimônio, e com isso, garanta que seu trabalho seja feito com segurança, eficiência e qualidade sempre!