24 de maio de 2023 - Por :

Frete CIF x Frete FOB: Conheça as diferenças!

Quem trabalha com logística já ouviu falar nos tipos de frete CIF e FOB. Mas você conhece as diferenças entre eles, e sabe identificar a melhor oportunidade para cada um deles? Abaixo vamos explicar para você!
  • Conceitos Para começar, vamos explicar o que significam essas siglas: CIF: Vem da sigla em inglês: Cost, Insurance and Freight, “Custo, Seguro e Frete” traduzindo para o português. Esse tipo de frete é pago na origem. Além disso, nessa modalidade o vendedor é responsável por qualquer custo e risco sobre a mercadoria em todo o processo de transporte até o destinatário. Ou seja, caso ocorra algum problema, a responsabilidade é sempre da loja, e não do cliente. FOB: Sigla para “Livre a Bordo” (“Free On Board” em inglês), essa modalidade é oposta à CIF, visto que as responsabilidades são do comprador e não do vendedor.
  • Quando usar cada um dos tipos? Agora que você já sabe as diferenças entre os 2 tipos de frete, vamos explicar as melhores situações de uso de cada um deles: CIF: O CIF é mais utilizado em transporte de cargas B2C (Business-to-consumer), ou seja, de empresa para clientes consumidores, especialmente e-commerce (lojas com alto volume de vendas e produtos, por exemplo). Esse frete é mais prático para esse tipo de serviço. FOB: O FOB é mais usado em situações B2B (Business-to-business), ou seja, empresas prestando serviços de transporte para outras empresas. Essa modalidade é mais usada aqui por conta do maior valor das cargas e do custo do frete, especialmente indústrias.
Seja qual for o tipo de carga ou frete que você vai usar, o cuidado com a carga e percurso são fundamentais! A Trans Sat oferece uma série de serviços e soluções para que você tenha mais tranquilidade no seu transporte. Quer saber mais? Fale já com a nossa equipe: https://webapp379376.ip-45-79-1-90.cloudezapp.io/#entre-em-contato