24 de maio de 2023 - Por :

Condutas que ajudam na redução de acidentes nas estradas

A campanha do Maio Amarelo busca chamar a atenção da sociedade para os altos índices de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Segundo os dados de 2021 do RENAEST (Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito), ocorrem 72 acidentes por hora em nosso país, resultando na perda da vida de 32 pessoas por dia.

Esse número assustador é uma consequência da falta de estrutura em nossas estradas, mas principalmente da negligência de muitos condutores.

É sempre bom relembrar e aplicar bons comportamentos ao dirigir, pois todos somos afetados, e melhores atitudes salvam vidas.

Como parte do nosso propósito de oferecer mais segurança aos nossos clientes, listamos abaixo algumas dicas que contribuem para um trânsito mais seguro:

1 – Respeitar os limites de velocidade

Todas as estradas têm placas de sinalização que mostram qual é o limite máximo permitido, tudo isso tendo por base as características físicas da via (se é mais íngreme, por exemplo), além do fluxo de carros no entorno.

Dessa maneira, aquele limite de velocidade instituído é o ideal para que sejam reduzidos os riscos de acidentes, e respeitá-lo, por sua vez, protege os motoristas e os passageiros.

Além disso, no software TransLog da Trans Sat o cliente conta com recursos para controle de velocidade e relatórios para auditorias internas. Isso traz mais controle operacional e controle da equipe de trabalho para fazer as devidas orientações internas.

2 – Alimentação leve

Nem todos sabem, mas a alimentação também pode ser um fator que aumenta o risco de acidentes nas estradas.

Isso porque os alimentos mais pesados podem induzir o motorista ao sono, levando em conta que o organismo precisa fazer mais esforço para digeri-lo. Além disso, alimentos pesados também podem favorecer a ocorrência de mal-estar, afetando a capacidade de dirigir com segurança.

Dessa maneira, quando se vai dirigir pela estrada, o melhor é optar por uma alimentação leve, especialmente se o trajeto for de muitas horas.

3 –Não dirigir cansado

Sempre que os primeiros sinais de cansaço aparecerem, mesmo que não seja o sono especificamente, é importante que o motorista use o acostamento ou algum hotel, evitando continuar na estrada.

Afinal, o cansaço compromete muito da atenção e também faz com que o motorista não consiga tomar as melhores decisões enquanto está atrás do volante.

Importante ressaltar que para os motoristas com cargas gerenciadas pela Trans Sat, essa parada deve ser informada para a Central, que vai direcioná-lo para a melhor opção de parada, proporcionando mais segurança para o condutor e a carga.

4 – Usar o app Boa Jornada Trans Sat para evitar excesso de jornada

Alguns motoristas têm a ilusão de que, não se sentindo cansados, eles podem dirigir por horas a fio, mas não é assim que funciona. Inclusive, há a Lei do Motorista que estabelece regras de descanso obrigatório.

Mesmo que não se tenha sinais de cansaço aparentes, o excesso de jornada é um grande perigo para quem está dirigindo e, dessa forma, usar um aplicativo para controle de jornada é uma excelente opção, tanto para segurança quanto para cumprir a Lei vigente.

O sistema desenvolvido pela Trans Sat é um exemplo de plataforma que ajuda os motoristas a controlarem o quanto eles já dirigiram naquele dia e quantas horas ainda seriam seguras para conduzir, evitando jornadas longas que coloquem a integridade de motoristas em risco.